Introdução
A senplo™ sempre se questionou sobre a moda brasileira e os produtos de lifestyle nacionais disponíveis.
Depois de muito estudo e levantamento de mercado, ficou claro a necessidade de romper com alguns paradigmas. Um deles é em relação à identidade da moda brasileira.
Se você já leu alguns dos artigos deste espaço, já deve ter entendido que somos uma marca que deseja quebrar o status quo em diferentes níveis.
Afinal, é clara a necessidade de propor uma nova moda funcional que se adeque ao estilo de vida brasileiro, aliando elegância, versatilidade e conforto.
E isso vai muito mais além de se apropriar de tendências internacionais e ressignificá-las para nossa região.
É necessário, acima de tudo, entender a nossa cultura e realidade e, assim, buscar soluções que tragam equilíbrio e harmonia entre a funcionalidade e estética.
Mas infelizmente, quando se analisa a identidade de moda brasileira fica claro o vício em certos signos visuais e o uso indiscriminado de alguns elementos, como cores, estampas e temáticas.
Esse fator se deve à inúmeras marcas brasileiras se apropriarem de alguns códigos e exibi-los internacionalmente.
Algumas vezes para dar uma aparência tropical ao traje, outras para marcar uma atmosfera de brasilidade.
Por isso, a moda muitas vezes fica atrelada apenas ao lifestyle carioca, carnaval ou estampas tropicais.
Indo na contramão deste contexto, a senplo™ firma-se como uma marca que está propondo um novo DNA para a moda masculina brasileira.
Neste artigo iremos te mostrar o porquê desta proposta e o quanto ela se faz necessária atualmente.
A brasilidade na moda
Brasil é conhecido internacionalmente entre outras coisas pelas suas belas praias, pela Amazônia, seu samba e o carnaval.
Alguns desses elementos foram apropriados por algumas empresas e marcas para se afirmar enquanto produtos genuinamente brasileiros.
De fácil assimilação lá fora, esses signos se repetem a exaustão e acabam por limitar a brasilidade a certos estereótipos. Do mesmo modo, a moda brasileira não escapa dessa tendência.
Principalmente, a partir dos anos 1990, produtores brasileiros de alta moda e de bens de consumo, começaram a ganhar prestígio e espaço no mercado internacional.
Jovens estilistas brasileiros passaram a vender suas criações em lojas multimarca e a desfilar coleções nas semanas de moda americanas e européias.
Com objetivo de criar uma autenticidade brasileira e valorizar uma cultura popular, as coleções de moda passaram a estampar e referenciar à flora e à fauna, o patrimônio histórico, paisagens turísticas, entre outros.
Utilizavam, então, estampas, padrões e cores que remetesse a estes aspectos.
Internacionalmente, a moda nacional costuma ser apreciada pelo seu exotismo e descrita pela imprensa e consumidores, como apimentada, cromática quente, em cores e traços que remetem às areias de Copacabana, e aos ritmos, como o samba, e danças como a capoeira.
Tudo isso levou a criação de uma imagem distorcida e superficial do que seria uma “moda brasileira”.
Estampas Tropicais e Cores Vivas Refletem mesmo o tropicalismo?
É fácil entregar algo simples como uma estampa ou cores vivas e dizer que isto é tropical.
Mas, se pararmos para avaliar, fica claro que criar uma roupa com uma estampa floral e fabricá-la em um tecido sintético é algo antagônico, nada “tropical”.
Assim, quando refletimos notamos que para um design ser de fato tropical ele precisa, antes de mais nada, dar atenção a construção da roupa, aos tecidos utilizados e outras características que agregam funcionalidade.
O tropicalismo tem a ver com uma roupa que seja confortável e prática para o dia a dia.
Não faz sentido vender o visual do tropicalismo das plantas, mas na funcionalidade ser uma vestimenta anti tropical.
Não há lógica nenhuma em criar um produto que remete a natureza e praias brasileiras, mas que por outro lado não te deixa transpirar, não te deixa livre e não te traz a sensação de bem estar que essas atmosferas contemplam.
O mesmo se dá com as estampas. Vivemos em um país tropical que possui uma natureza exuberante em seu entorno.
Logo, ao utilizar peças estampas o usuário se camufla com o ambiente. O ideal, em respeito e apreciação a beleza da natureza, é deixar que somente as cores e padronagens dela chamem atenção.
Moda masculina brasileira : um novo DNA
Pensando em tudo isso, a SENPLO trabalha para trazer uma nova identidade tropical, pois enxerga essa mudança como extremamente necessária.
Esse novo olhar sobre o conceito de tropical é essencial, uma vez que a moda nacional é vista internacionalmente como algo atrelado aos estereótipos da natureza brasileira.
Dessa forma, a marca tem como missão traduzir a brasilidade e o tropicalismo atrelado a ela em um estilo único, baseado em reflexões significativas e livre de clichês.
Por exemplo, entendendo o tropicalismo como uma interpretação da geografia, da paisagem e de suas formas, a senplo™ busca produzir roupa neutras e harmônicas com o seu entorno.
Além disso, os materiais utilizados na construção das peças são elegantes e funcionais ao mesmo tempo. Isso porque na visão da marca o tropicalismo está presente em um produto confortável e coerente com o ambiente que vivemos.
Assim, todos os produtos da senplo são desenvolvidos e pensados para facilitar o movimento do homem em um contexto dinâmico, tanto nos shapes quanto nas proporções.
Tudo isso foi priorizado pensando sobretudo no brasileiro. Posto que o homem precisa de uma roupa que faça sentido para si e para seu entorno, tanto nas esferas estéticas como funcionais.
Enfim, uma roupa que realmente reflita um lifestyle, uma filosofia de vida, mais despojada e criativa, a cara da brasilidade.
O objetivo deste texto foi levantar uma reflexão sobre a moda nacional e o conceito de brasilidade que está atrelado a ela.
Na visão da senplo, esse tipo de discussão deve ser fomentada para ressignificar a moda masculina.
Além disso, a marca busca, de um jeito único, reinterpretar a brasilidade e mostrá-la através de um design autoral que se difere do que vem sendo feito até então.
Essa interpretação vai além das que existem por aí, superficiais, que parecem carregar a tropicalidade brasileira mas no fundo não a possuem em sua essência.