Introdução

Em países tropicais como o Brasil, utilizar a barra das calças dobradas já é uma realidade cotidiana.

O ato de encurtar as calças através de dobras teve início na década de 1960. Isso ocorreu com o intuito de aliviar a sensação de calor que os trajes masculinos da época impunham.

Com o tempo, esta estética passou a expressar modernidade e despretensão. Começou a auxiliar o homem não só à equilibrar a proporção de sua silhueta, bem como também a ter um aspecto mais elegante.

Calças compridas demais ou com um certo volume na altura do tornozelo costumam achatar o corpo. Assim, utilizar este simples truque de estilo propicia uma silhueta mais harmônica.

Além disso, deixar uma parte do tornozelo à mostra auxilia a criar uma estética (ou visual) mais esguia.

Formas de Dobrar

Existem diversas formas de utilizar a barra das calças dobrada: com sapatos, tênis e até sandálias.

As meias também podem fazer parte desta composição. As que possuem o mesmo tom da calça alongam o visual. Já uma estética sem meia se adéqua mais aos dias de calor.

Uma dica para não errar na dobra da barra das calças é medi-la na altura do “osso do tornozelo”. Isso dá destaque ao calçado.

Forma correta de dobrar :

Visual Moderno

Para que o visual fique alinhado e despretensioso, é preciso ter cuidado com o comprimento da calça utilizada bem como a largura da mesma, pois uma dobra extremamente grossa e ajustada ao corpo dá o efeito contrário do pretendido.

Além do aspecto funcional, dobrar a barra das calças é um truque interessante de se adotar para sair do convencional.

Em função de que adiciona despretensão à composição de estilo. Especialmente as mais formais. A elegância está nos detalhes.