Design atemporal Senplo

Senplo e o design atemporal

  • Tempo de Leitura Aproximada : 10 Minutos

O Design Atemporal é a resposta para fugir de inúmeras tendências passageiras que nascem e morrem em um curto espaço de tempo.

Seja na moda, na decoração, ou mesmo nas artes.

Tudo o que se torna clássico não envelhece, perdura. Porém, para que se torne atemporal, muitas vezes precisa ser reinterpretado.

Em tempos de obsolência programada nenhum setor ou indústria está imune a tendências líquidas. Por isso, buscar um design atemporal é extremamente necessário nos dias atuais.

Por consequência, é de suma importância o investimento em elementos duradouros para o desenvolvimento de produtos. Essa é umas das fromas de

Encontrar elementos clássicos e atemporais, que garantem que as peças sobrevivam a tendências sazonais, e evitar características que fazem o produto se desgastar com velocidade são uma das principais preocupações dentro da senplo™.

Neste artigo iremos te mostrar o design atemporal se tornou uma resposta adequada ao consumismo exacerbado e a obsolescência programada encontrada na atualidade.

porque-acreditamos-no-design-atemporal

Contexto histórico

O design industrial, ou design de produto,  é uma atividade criativa que consiste no estudo e criação das propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. Nesse contexto, surgiu a expressão design atemporal.

No final da década de 1970, o designer industrial Dieter Rams criou os 10 princípios para um bom Design. O alemão, associado ao conceito do “menos é mais”, é uma referência mundial para quem busca um design clean, inteligente e sustentável.

Entre os princípios propostos por Rams, o bom design precisaria ser durável, puro, simples, livre de excessos, útil e estético. Conceitos que estão na essência das criações senplo™ e indispensáveis em um produto atemporal.

O nascimento da roupa clássica

Na segunda metade do século XVIII, a aristocracia inglesa reconsiderou a elegância dando preferência para simplificação das formas em detrimento do exibicionismo.

Após a revolução industrial, a burguesia necessitava de roupas mais simples e articuladas para trabalhar e, a partir do século XIX, com mudanças econômicas e sociais intensas, a simplificação começou a se tornar possível.

Surgem trajes mais sóbrios e elegantes, grande influência para o aparecimento do terno.

Antes de se consolidar como traje formal, os homens da era vitoriana usavam para passeios e cavalgadas a sobrecasaca, antecessor do paletó.

Com o fim dessa era, a peça de forte influência militar, começou a ser amplamente utilizada pelos homens em diversas ocasiões perdendo seu status de traje informal de passeio.

Isso marcou o começo do nascimento da roupa clássica tal como se apresenta hoje, mas muitas outras mudanças na moda aconteceram desde aquele período, e um dos grande impulsionadores continuou sendo a busca pelo conforto.

O grande problema que surgiu é que por mais que o traje masculino clássico fosse muito mais confortável que as roupas usadas nos séculos passados, ainda estava longe do conforto ideal.

Senplo e o design atemporal
Senplo e o design atemporal

O que compõe um design atemporal

Segundo o designer alemão, dez elementos são essenciais em um produto atemporal. Destes dez, os elementos que a senplo acredita fazer parte de um design atemporal são:

Inovação

Um produto atemporal precisa ser inovador. Quando falamos de inovação estamos falando de soluções criativas para problemas complexos. Inovador é aquilo que traz soluções inusitadas e consistentes.

Desenvolver algo inovador é diferente de se apoiar em modismos. Muito pelo contrário, a frente do seu tempo, o produto inovador foge das tendências e modas passageiras, que, com o decorrer do tempo, vão cair em desuso.

Utilidade

Um produto atemporal precisa ser inovador. Quando falamos de inovação estamos falando de soluções criativas para problemas complexos.

Inovador é aquilo que traz soluções inusitadas e consistentes. Desenvolver algo inovador é diferente de se apoiar em modismos.

Muito pelo contrário, a frente do seu tempo, o produto inovador foge das tendências e modas passageiras, que, com o decorrer do tempo, vão cair em desuso.

Estética minimalista e discreta

A discrição é importante para criar um design atemporal porque se apoia no que é clássico. Seja nas cores, seja nos detalhes ou formas. Optar por uma criação discreta garante que com o tempo os elementos do projeto não se sobreponham ao projeto ou criação em si.

O que é clássico continuará trazendo beleza, funcionalidade independente de quanto tempo tenha se passado.  Além disso, o excesso e o supérfluo fica mais evidente com o tempo.

Tudo que é dispensável contribui para que o produto se torne obsoleto e sem sentido rapidamente. Dessa forma, deve-se analisar o produto e retirar o que não faz sentido.

Atemporalidade no design
Atemporalidade no design

Por quê adotar um design atemporal em produtos de moda?

Diante de tudo isso fica claro que buscar o design atemporal é importante em qualquer setor industrial. E não seria diferente na moda. Agregar elementos atemporais as criações de uma peça do vestuário, tornam a vestimenta um bom investimento para o consumidor. Isso porque as roupas tornam-se produtos que nunca saem de moda, livre da efemeridade das tendências..

A senplo se empenha em trazer produtos duradouros e para isso estuda elementos clássicos e lhe dá uma reinterpretação para agregar ainda mais valor a peça.

O objetivo é garantir um vestuário atemporal e inovador, permitindo que a roupa permaneça por mais tempo no guarda-roupa. Além disso, a marca se apoia em elementos estéticos clássicos, que apesar de tendências e modismos passageiros continuam existindo.

Trazendo continuamente beleza para peça mesmo com o passar do tempo. Fatores que permitem que a criação continue elegante, versátil e moderna, seja hoje, seja no futuro.



Fechar

Senplo

Senplo Effortless Elegance

Fechar

Entrar

Fechar

Carrinho (0)

Senplo

Senplo Effortless Elegance