O que e ser contemporaneo na moda

O Que É ser Uma Pessoa Contemporânea no Universo da Moda

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

É difícil elaborar um sentido único para a palavra contemporâneo, já que vários autores classificam a palavra em diferentes contextos.

A palavra contemporâneo geralmente designa pessoas ou coisas que viveram durante uma mesma época, mas transportando para o mundo das artes, a nomenclatura surge para designar uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo.

Nesse texto, porém, falaremos do estilo de se vestir e por isso vamos usar a palavra para designar as características do traje contemporâneo (ou atual), que consequentemente se diferenciou com o passar de épocas.

E quando falamos de um estilo contemporâneo estamos nos referindo a um estilo alinhado com o modo de vida moderno e atual. E o que era contemporâneo no passado, já não é mais hoje.

o que e ser contemporaneo na moda

História da contemporaneidade da roupa

As roupas e o jeito de ser vestir mudam com o tempo e evoluem de acordo com os costumes, cultura e modo de vida de cada época.

No princípio a roupa surgiu como proteção para o corpo, e isso com o decorrer de séculos também mudou, influenciado pelo comportamento, hábitos e anseios de cada povo e geração.

Durante eras homens da realeza se vestiam com trajes que ostentavam o status privilegiado com grande extravagância e exagero na quantidade de decoração.

Características das roupas nobres no século XVII

Essa foi uma tendência predominante no renascimento e que se arrastou para outros períodos.

Na época do rococó, o design das roupas eram menos opulentos e extravagantes do que os trajes masculinos no século XVII, ainda assim. as peças mantinham todo um exagero e esplendor para manter clara as distinções de classe.

Cores vibrantes, lindos bordados e rendas caras eram indispensáveis para homens elegantes da época.

Porém, como as roupas criadas no período serviam principalmente para demonstrar a posição social e não para dar mobilidade e comodidade, era muito incômodas e desconfortáveis.

Em oposição a essa vestimenta, surge o estilo contemporâneo da época, o que conhecemos hoje como roupa clássica.

O nascimento da roupa clássica

Na segunda metade do século XVIII, a aristocracia inglesa reconsiderou a elegância dando preferência para simplificação das formas em detrimento do exibicionismo.

Após a revolução industrial, a burguesia necessitava de roupas mais simples e articuladas para trabalhar e, a partir do século XIX, com mudanças econômicas e sociais intensas, a simplificação começou a se tornar possível.

Surgem trajes mais sóbrios e elegantes, grande influência para o aparecimento do terno.

Antes de se consolidar como traje formal, os homens da era vitoriana usavam para passeios e cavalgadas a sobrecasaca, antecessor do paletó.

Com o fim dessa era, a peça de forte influência militar, começou a ser amplamente utilizada pelos homens em diversas ocasiões perdendo seu status de traje informal de passeio.

Isso marcou o começo do nascimento da roupa clássica tal como se apresenta hoje, mas muitas outras mudanças na moda aconteceram desde aquele período, e um dos grande impulsionadores continuou sendo a busca pelo conforto.

O grande problema que surgiu é que por mais que o traje masculino clássico fosse muito mais confortável que as roupas usadas nos séculos passados, ainda estava longe do conforto ideal.

Homem como ser contemporaneo moda
Homem como ser contemporaneo moda

Um novo olhar sobre a elegância

As tecnologias não deram conta de transformar a vestimenta masculina em itens confortáveis ao mesmo tempo que mantinha a seriedade e rigor que a época exigia.

Embora fosse o símbolo máximo da elegância, o conjunto camisa, terno e gravata começou a ser desprezado, porque não proporcionam o conforto que as gerações futuras exigiriam.

Isso começou acontecer a partir de 1950 quando surgiu uma nova revolução no traje masculino. O pós guerra trouxe diversas reflexões e os jovens da época começaram a questionar os valores conservados pelos seus pais, inclusive sobre o modo de se vestir.

Devido a uma falha da indústria que não conseguiu acompanhar as mudanças ansiadas pela juventude, o traje clássico foi relegado para serem usados apenas em ocasiões formais.

Tentativa da roupa casual em ser contemporânea

Os astros do cinema e da música foram os grande influenciadores dessa geração que com sua rebeldia revolucionou a culturas, as artes e criou um novo estilo contemporâneo de se vestir: o estilo casual.

Foram os jovens que se apropriaram da camiseta e tornaram a peça um item socialmente aceito nas ruas.

Antes disso, era um item de baixo usado apenas por dentro do terno e só aparecia na intimidade do lar. Em prol do conforto, os jovens abriram assim mão da elegância e adotaram o estilo contemporâneo da época, com sua camiseta e calça jeans.

Mas o mundo não deixou de evoluir e os anseios do homem moderno já não são os mesmos da juventude de 70 anos atrás.

Estilo contemporaneo masculino
Estilo contemporaneo masculino

Estilo Contemporâneo

O estilo contemporâneo ao mesmo tempo que busca roupas confortáveis, não abre mais mão da elegância e sofisticação atendendo as exigências da atualidade. Hoje às características do traje casual e clássico podem coexistir o que agrega inúmeras vantagens para nosso tempo.

O homem contemporâneo precisa se deslocar com muito mais frequência em ambientes diversos, mas, ao mesmo tempo precisa simplificar a vida e encontrar soluções mais sustentáveis para o dia a dia.

Não faz mais sentido manter um guarda-roupa repleto de peças que sirvam para um único propósito, itens que serão usados em poucas ocasiões e guardados na maior parte do tempo.

Também não faz mais sentido perder tempo combinando, separando e escolhendo roupas, pois o modo de vida moderno exige mais praticidade no dia a dia.

Com advento das novas tecnologias é possível desenvolver tecidos de qualidade que construam peças duráveis ao mesmo tempo que tragam conforto e versatilidade.

Além de fabricar peças com cortes, shapes e costuras de alto acabamento inspiradas em trajes esportivos o que permite desenvolver roupas com designs fluidos que dão liberdade de movimento sem desprezar a sofisticação.

Os conhecimentos antropométricos  também são fundamentais para o aparecimento de novas peças, pois auxiliam na medição das dimensões corpóreas o que ajuda a  trazer novas soluções no momento da criação das roupas.

Com toda essa evolução, a moda masculina atual tem muito menos limitações, algo que os fabricantes de roupas não tinham acesso em épocas remotas.


Assim a moda contemporânea busca resolver essas questão enaltecendo um estilo que agregue o conforto e a praticidade que a roupa casual tem, com a elegância e seriedade que ocasiões formais demandam.

E essa é a maior missão da Senplo™ que acredita que os estilos clássico e casual devem coexistir.



Fechar

Senplo

Senplo Effortless Elegance

Fechar

Entrar

Fechar

Carrinho (0)

Senplo

Senplo Effortless Elegance